Literatura É Tudo?

Literariamente e artisticamente falando, não sou uma pessoa muito madura. Não tenho muitos clássicos, integralmente lidos, na minha bagagem, não frequento, semanalmente, teatros e nem costumo ir muito a teatros, espetáculos de dança, e outros tipos de manifestações que se enquadram no termo “Arte”. Porém, procuro estar sempre lendo, assistindo a filmes, shows, videoclipes, lendo revistas (principalmente as “femininas”) e, de vez em quando, vou a uma abertura de um exposição (de “Arte”).

Tenho vários blogs, dois na ativa, que algumas pessoas adoram ler e, outras, no entanto, não suportam nem clicar no link. Eu não entendo isso. Mas acho que é assim mesmo. Deixa pra lá…. (putz! Agora começou a tocar Pixies no soundcloud, “Where’s My Mind”).

Agora vou tocar num assunto que diz respeito ao ínicio da minha aproximação à Literatura. Uma vez, eu estava numa oficina literária, com um professor considerado – saudades dele – e o professor disse (não sei se ele lembraria que falou) ele disse que tudo pode ser Literatura.

Eu penso que é verdade. Tudo pode ser Literatura. Cinema pode ser Literatura. Se você pensar que o Cinema tem um roteiro, uma trama, que a imagem também é um texto… E muitos outros detalhes. Até podemos tocar no assunto “YouTubers”.

Essa nova profissão, “YouTubers”, em que vemos milhares de pessoas ensinando automaquilagem, discutindo assuntos polêmicos, fazendo entretenimento, criando objetos e ensinando, ou apenas mostrando a própria vida. Eles podem estar fazendo Literatura. Muitos tem roteiro, auxiliares, maquiagem, luz, câmera e ação. Outros, com um orçamento menor, ou até mesmo, com menos disponibilidade, apenas um celular e a luz que está disponível na hora, fazem um trabalho “Artístico”. Ou seria “Literário”. Ou “Cinematográfico”?

Difícil. Eu preciso estudar. Se você souber de uma bibliografia que aborde este assunto, por favor, deixe nos comentários.

Deixe um comentário

