Tá Difícil de Ler?

Eu sei que isso é meio estranho, escrever um texto sobre dificuldade de ler, mas é isso que vou fazer agora.

Essa questão me surgiu outro dia… Assim, como uma sugestão, e eu aceitei.

Dificuldade de ler algo pode advir de vários fatores: deficiências visuais, dificuldades de concentração, uso de entorpecentes, doenças neuropsiquiátricas ou que afetem a  acuidade visual, déficits cognitivos, preguiça, falta de hábito, falta de livro, falta de interesse, analfabetismo.

Bom, alguns desses tópico podemos ilustrar bem aqui, como um que tenho e que me atrapalha muito para ler. A Ansiedade, se inclui nas doenças neuropsiquiátricas. Quantas pessoas que você conhece e não sofrem desse mal???? Sim! Porque é horrível.

Recorri a um livro chamado “Tratado de Semiologia Médica”, de Mark H. Swartz, da Editora Elsevier, para esclarecer alguns pequenos pontos sobre Ansiedade.

Nesse livro,  Ansiedade é definida como um mal-estar no qual o indivíduo tem uma sensação de perigo iminente, tratando-se da resposta fundamental para o estresse de qualquer tipo. Ele diferencia Ansiedade de Medo. Embora o ansioso sinta medo, são coisas diferentes.

O medo tende a ser “específico e é disparado por um evento ou objeto específicos”. Em oposição a isso, “a Ansiedade tende a ser mais difusa, frequentemente ocorrendo sem um motivo aparente, específico”. Em tempo, “o medo é mais agudo e tende a aparecer rapidamente, enquanto a ansiedade se desenvolve mais lentamente e demora mais a se resolver”.

O desamparo de algumas situações da vida, pode levar a uma pessoa a desenvolver a Ansiedade, principalmente, quando se encontram, por exemplo, numa mesa de cirurgia, prestes a sofrer um procedimento de risco. Porque essas situações mobilizam todo grupo familiar e social daquela pessoa e toda a vida afetiva daquela pessoa. Todo o lado emocional, psicológico e filosófico, ficam abalados, por,em situações como essa apresentada, a pessoa se ver entre vida e morte.

Mas o assunto era dificuldade de leitura. Se você tem Ansiedade, um de seus sintomas são: inquietação (que leva a dificuldade de ler); problemas gastrointestinais; cefaléias; dificuldade de adormecer (aí, se você não tiver inquietação, você até lê); pesadelos; frequência urinária; palpitações (no coração); fadiga (cansaço); dores pelo corpo; parestesias (“formigamento”); suores; tremores; náusea; sensação de asfixia; calafrios; ondas de calor; tonturas.

Bem, existem vários tipos de Ansiedade. Por enquanto, ficamos por aqui. Espero que tenha ajudado em alguma coisa. Boa quinta-feira!

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s