Brasil Colônia

Meu interesse por assuntos ligados a religiões, principalmente à Igreja Católica, começou anteontem, mas quando vejo algo ou alguém apontando o dedo para algum religioso, culpando-o dos males do mundo, logo me estremeço.

No livro que já citei aqui no blog, “Cultura é Patrimônio – Um Guia”, de Lúcia Lippi de Oliveira, da editora FGV, a autora aborda “A Catequese dos Gentios e as Festas na Colônia”, no Brasil.

Ela demonstra a importância dos Jesuítas na formação do que temos hoje na nossa cultura.

Para a catequese dos gentios (você pode odiar isso, mas é a verdade) os Jesuítas e a arte Barroca, se apoiavam no sincretismo, nas festividades na colônia, num estilo de vida e no teatro jesuítico.

O teatro jesuítico, além de se valer de símbolos e tradições indígenas, para catequizar, deixou um espaço para a sobrevivência das culturas indígenas, africanas, em hibridação com as europeias. Daí nossa cultura miscigenada, atual, no Brasil.

Naquele tempo, as ordens religiosas e as irmandades foram os principais mecenas (patrocinadores) das artes e dos artistas. Os primeiros arquitetos e artistas vinham da Europa com suas Congregações (mais tarde, artistas leigos vieram, participantes de ordens terceiras).

A formação dos artistas dava-se em oficinas, dirigidas  por mestres de ofício (muito atual). A oficina era onde se aprendia, se produzia e se morava….

A arte da colônia portuguesa, Brasil, absorveu primeiramente o que veio da Europa e foi transplantado aqui. Copiar os grandes mestres de Portugal, Itália e França era a grande jogada. Deles se originaram as obras que na cultura Barroca expressavam o “complexo movimento da alma” (?).

Uma questão que Lúcia Lippi apresenta no estilo Barroco é: se a religiosidade exaltada, o misticismo, o espetáculo se referem a um tempo passado da história da cultura nas colônias portuguesas e espanholas do Novo Mundo, ou se são marca de origem que se faz presente até os dias atuais.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s